sexta-feira, 17 de junho de 2011

Avarias mais comuns: Discos Rígidos

O disco rígido não arranca e não permite qualquer acesso:
  • Verifique se o disco rígido está bem instalado e é compatível com o computador que está a utilizar;
  • Verifique na BIOS se o disco rígido está correctamente reconhecido e activo;
  • Actualize a BIOS para a versão mais recente, porque alguns discos rígidos mais poderão não ser reconhecidos por um computador que tenha uma BIOS mais antiga;
  • Verifique a ordem de arranque na BIOS se o disco rígido estiver disponível e certifique-se de que o disco rígido arranca antes de quaisquer outros dispositivos;
  • Se possível, ligue o disco rígido a outro computador e verifique se o mesmo erro se mantém.
  • Se o disco rígido fizer ruídos estranhos e não conseguir aceder ao disco rígido, então o seu disco rígido tem uma avaria de hardware e deve ser substituído.
  • Verifique se as ligações Master/Slave estão bem conectadas e configuradas.



O disco rígido tem erros de leitura/escrita:

  • Algumas vezes a causa dos erros de leitura/escrita pode ser um vírus. Verifique com um programa de verificação de vírus se o computador tem um vírus que possa ser a causa do problema.
  • Um sistema de ficheiros corrompido pode também originar erros de leitura/escrita. Utilize a ferramenta de verificação de erros do Windows nas propriedades da unidade e faça uma verificação do sistema de ficheiros.
  • Sectores danificados no disco rígido podem originar erros de leitura/escrita. Para verificar se o seu disco rígido tem sectores danificados, procure na Internet uma dessas ferramentas e faça uma verificação da unidade, se possível.


Disco rígido está com ruídos:


  • Se o disco rígido emitir ruídos, independente do tipo de ruídos, isso indica que o disco rígido tem um problema mecânico grave. Esses ruídos podem indicar sectores danificados, um motor avariado ou qualquer outra avaria do seu disco rígido.
  • Faça uma cópia de segurança dos seus dados, se possível, antes que a unidade tenha uma falha total o que levaria à perda de todos os dados guardados no disco rígido. Deve levar o seu computador a um ASP para fazer uma verificação do hardware.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Erros mais comuns - Memórias

Os computadores usam a memória RAM (Random Access Memory) para armazenar os programas activos, que estão a executar no momento. Os dados podem ser lidos e escritos na memória RAM de um modo muito mais rápido do que do disco rígido. Em contrapartida, a memória RAM também é muito mais cara.

A configuração incorrecta dos parâmetros relacionados com a memória RAM na BIOS pode impedir a máquina de funcionar. As motherboards diferem muito em relação às configurações de memória que suportam, pode parecer razoável admitir que se uma motherboard tem uma ranhura de memória livre se pode instalar qualquer memória, simplesmente encaixando-a nesse lugar, mas não é assim. Existem muitos factores a ter em consideração, incluindo a velocidade, densidade e organização dos módulos de memória.

Durante o POST (Power-On Self Test) é efectuado um teste à memória. Apesar de os resultados deste teste não serem tão exaustivos como os resultados de software de diagnóstico, são bastante úteis para nos mostrar se a memória têm um problema grave.
Reparação de erros na memória.

Deve remover e reinstalar os módulos de memória se estas não funcionam. Quando executar este passo é aconselhável que limpe os contactos das memórias com algo macio e que não danifique o material (o mais aconselhado é usar um cotonete). Se este passo não funcionar, o mais provável é existirem memórias defeituosas.


Problemas ao adicionar a memória RAM:

Se enfrentar problemas quando está a adicionar memória, tenha em atenção o seguinte:

- Se um DIMM não encaixa, existe um bom motive para isso. As memórias existem em vários formatos e pode estar a tentar encaixar memórias incompatíveis com a motherboard.

- Se o computador não reconhece as memórias, entre na BIOS, grave e saia. Este passo pode resolver o problema.



Outros Problemas:

- Falta de manutenção
- Erro de ecrã azul.


Erro de ecrã azul


Este erro pode ser causado por factores tais como:

- Temperatura;
- Incompatibilidade;
- Vírus;
- Problemas com a memória gráfica.